Extensão Universitária e Cadeia Pública:

uma experiência no Tocantins

Autores

  • Aline Campos Universidade Federal do Tocantins
  • Vinícius Lima Silva Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.101

Palavras-chave:

Educação e cultura em contexto de privação de liberdade, Extensão Universitária na prisão, Remição de pena por estudo e leitura

Resumo

Considerando-se que a função da pena é também promover a integração social é fundamental que espaços educativos sejam fortalecidos dentro das prisões. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar a experiência de extensão universitária desenvolvida em uma unidade prisional do Tocantins, relacionada à promoção de atividades educativas. A análise da experiência permitiu evidenciar que as ações educativas e culturais no contexto de privação de liberdade devem atuar em quatro frentes de ação: (1) Trabalho direto com a população carcerária (2) Estabelecimento de sintonia entre a equipe de segurança e educação (3) Formação de parcerias com diversas instituições e sociedade civil (4) Sensibilização da sociedade para aceitação das atividades e acolhimento dos egressos. É necessário, portanto, atuar dentro e fora da prisão, rompendo com o isolamento característico dessa instituição.

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Biografia do Autor

Aline Campos, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora das ações extensionistas na Cadeia Pública de Tocantinópolis. E-mail: alinecampos@uft.edu.br

Vinícius Lima Silva, Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins

Sistema Penitenciário de Tocantins. Chefe da Cadeia Pública de Tocantinópolis de 2011 a 2019. E-mail: viniciusagenda21@hotmail.com      

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-10

Como Citar

Campos, A., & Lima Silva, V. (2020). Extensão Universitária e Cadeia Pública:: uma experiência no Tocantins. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 1(1), 103–121. https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.101

Edição

Seção

Relatos de Experiências e Boas Práticas

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