Programa “Educação em Direitos Humanos e Cidadania na Prisão”

Authors

  • Cláudia Kaul Aranalde Dias , , , Superintendência Serviços Penitenciários do RS

DOI:

https://doi.org/10.1234/rbep.v1i2.65

Keywords:

Educação, Direitos Humanos, Sistema Prisional

Abstract

Este relato de experiência apresenta o programa denominado “Educação em Direitos e Cidadania”, desenvolvido na Penitenciária Estadual do Jacuí do Rio Grande do Sul. O respectivo projeto teve como objetivo conscientizar e instrumentalizar o preso para a busca da observância de seus direitos e deveres, por meio do compartilhamento de informações básicas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e respeito ao outro. Os conteúdos foram tratados de maneira dialógica e crítica, como prevê a educação popular pautada nos ensinamentos de Paulo Freire. As manifestações sobre os temas abordados foram críticas e reflexivas, apontando-nos que os encarcerados têm plenas condições de pensar criticamente e assumir sua condição de cidadão. Os resultados apontam um trabalho de grandes desafios, contudo, possibilitando uma nova dinâmica no estabelecimento prisional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Cláudia Kaul Aranalde Dias, , , , Superintendência Serviços Penitenciários do RS
    E-mail: aranalde@terra.com.br

References

BARATTA, A. (1990). Por un concepto crítico de reintegración social del condenado. In: OLIVEIRA, E. (coord.).

Criminologia crítica (Fórum Internacional de Criminologia Crítica). Belém: CEJUP, p. 141-157.

BRASIL. GDUCC. Grupo de diálogo Universidade Cárcere Comunidade: uma experiência de integração entre a sociedade e o cárcere. Brasília: Ministério da Justiça, 2013.

CANDAU, Vera Maria et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.

CORRÊA, Darcisio. Estado cidadania e espaço público: as contradições da trajetória humana. Ijuí, RS: Unijuí, 2010. (Coleção Direito, Política e Cidadania, 22.)

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 38. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

KOLLING, Gabriele. O direito ao direito humano à saúde no sistema prisional e a necessidade de um humano direito. In: Relatório Azul, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 2012.

OLIVEIRA, Hilderline Câmara de. A falência da política carcerária brasileira. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 3., 2007, São Luiz. Anais [...]. São Luiz, MA: UFMA, 2007.

PAIXÃO, Antônio Luiz. Recuperar ou punir: como o estado trata o criminoso. São Paulo: Cortez, 1987. v. 21.

SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia clínica e psicologia criminal. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

SÁ, Alvino Augusto de. Prisionização: um dilema para o cárcere e um desafio para a comunidade.

Revista Brasileira de Ciências Criminais, ano 6, n. 21, p. 117-123, jan./mar. 1998.

Published

2020-09-03

How to Cite

Programa “Educação em Direitos Humanos e Cidadania na Prisão”. (2020). Brazilian Journal of Criminal Execution , 1(2), 233-247. https://doi.org/10.1234/rbep.v1i2.65