O papel das redes nas ações da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais

uma experiência no sistema penitenciário do DF.

Auteurs

  • Sara Maria Baptista Reis , , , Depen
  • Cintia Rangel Assumpção , , , Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN

DOI :

https://doi.org/10.1234/rbep.v3i1.449

Mots-clés :

Articulação em rede; execução penal; ouvidorias; pandemia; sistema prisional

Résumé

O presente artigo aborda as ações desenvolvidas pela Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais -ONSP- em articulação com a rede formada pelos órgãos de execução penal do Distrito Federal -DF- durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020. O objetivo da análise é compreender os impactos desta articulação de rede na efetividade de resposta a situações graves e de emergência, como foi o caso da pandemia. A hipótese é de que o papel das ouvidorias auxilia na formação de rede, entre os órgãos envolvidos na rede, para possibilitar que as manifestações sejam solucionadas de maneira efetiva, bem como para o estabelecimento de ações efetivas e duradouras de comunicação desses órgãos. O artigo aborda ainda os desdobramentos das ações desenvolvidas pela rede como a implantação das visitas virtuais, a partir de notícias divulgadas pela mídia e entrevista com atores da rede desenvolvida. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Sara Maria Baptista Reis, , , , Depen

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Pós-graduação de Administração da Universidade de Brasília.
    Servidora do Departamento Penitenciário Nacional lotada na Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais. Email: sara.reis@mj.gov.br

  • Cintia Rangel Assumpção, , , , Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN

    Graduação em Direito pela Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Pós-graduação de Administração da Universidade de Brasília. Servidora do Departamento Penitenciário Nacional lotada na Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-03-07

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências

Comment citer

O papel das redes nas ações da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais: uma experiência no sistema penitenciário do DF. (2022). Journal Brésilien Des Exécutions Pénales, 3(1), 169-182. https://doi.org/10.1234/rbep.v3i1.449