Educação Básica em Prisões no Brasil

entre avanços e desafios

Auteurs

  • Gesilane de Oliveira Maciel José , , , IFMS/MS
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite , , , Unesp/Presidente Prudente

DOI :

https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.55

Mots-clés :

Educação básica, Direito a educação, Direito à aprendizagem, Educação em prisões, Políticas educacionais

Résumé

Busca-se evidenciar os avanços e desafios no atendimento do ensino básico da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do sistema prisional. Para isso, por meio de pesquisa documental, analisa as principais políticas que versam a respeito da garantia do direito a educação em contraposição ao direito à “aprendizagem”, bem como os dados consolidados de oferta educacional a pessoas privadas de liberdade. A pesquisa aponta progressos expressivos na consolidação das diretrizes educacionais em espaços prisionais, sobretudo devido a articulação de entidades e militantes da sociedade civil que promoveram interlocuções relacionadas a garantia de direitos. Em que pese tal avanço, nota-se que a oferta da educação nesse contexto ainda é escassa e pautada pelo princípio da satisfação de necessidades mínimas de aprendizagem, em consonância com as agências internacionais reguladoras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Gesilane de Oliveira Maciel José, , , , IFMS/MS
    Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Doutora em Educação pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) E-mail: gesilane.jose@ifms.edu.br.
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite , , , , Unesp/Presidente Prudente
    Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP) E-mail: yoshie.leite@unesp.br.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2020-02-10

Comment citer

Educação Básica em Prisões no Brasil: entre avanços e desafios. (2020). Journal Brésilien Des Exécutions Pénales, 1(1), 33-58. https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.55