Educação Básica em Prisões no Brasil

entre avanços e desafios

Autores

  • Gesilane de Oliveira Maciel José , , , IFMS/MS
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite , , , Unesp/Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.55

Palavras-chave:

Educação básica, Direito a educação, Direito à aprendizagem, Educação em prisões, Políticas educacionais

Resumo

Busca-se evidenciar os avanços e desafios no atendimento do ensino básico da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do sistema prisional. Para isso, por meio de pesquisa documental, analisa as principais políticas que versam a respeito da garantia do direito a educação em contraposição ao direito à “aprendizagem”, bem como os dados consolidados de oferta educacional a pessoas privadas de liberdade. A pesquisa aponta progressos expressivos na consolidação das diretrizes educacionais em espaços prisionais, sobretudo devido a articulação de entidades e militantes da sociedade civil que promoveram interlocuções relacionadas a garantia de direitos. Em que pese tal avanço, nota-se que a oferta da educação nesse contexto ainda é escassa e pautada pelo princípio da satisfação de necessidades mínimas de aprendizagem, em consonância com as agências internacionais reguladoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gesilane de Oliveira Maciel José, , , , IFMS/MS
    Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Doutora em Educação pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) E-mail: gesilane.jose@ifms.edu.br.
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite, , , , Unesp/Presidente Prudente
    Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP) E-mail: yoshie.leite@unesp.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-10

Como Citar

Educação Básica em Prisões no Brasil: entre avanços e desafios. (2020). REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 1(1), 33-58. https://doi.org/10.1234/rbep.v1i1.55