A assistência educacional no Sistema Penitenciário Federal em conformidade com a Lei de Execução Penal e o princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Rita de Cassia Batista Silva

Palavras-chave:

Educação no cárcere. Dignidade Humana. Sistema Penitenciário Federal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a execução penal diferenciada no Sistema Penitenciário Federal através de seus procedimentos e características que o colocam em um patamar de excelência na prestação da assistência educacional aos seus custodiados. Tal pretensão se justifica por reconhecer a educação como um direito basilar em uma sociedade justa, solidária e democrática. Assim, cumprindo os ditames constitucionais, a Lei de Execução Penal, os documentos internacionais e legislações infraconstitucionais, os presídios federais realizam uma assistência educacional em conformidade com o Princípio da Dignidade Humana. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com predominância do método dedutivo. Concluiu-se que o Sistema Penitenciário Federal é exemplo de excelência na assistência educacional.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Batista Silva

Policial Penal Aposentada. Formada em Pedagogia e Direito, possui especialização em Supervisão Escolar e em Direito Penal e Processo Penal, Mestrado em Ciências CriminológicoForenses pela Universidad de La Empresa, Montevidéu – Uruguai e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina. E-MAIL: professoraritasilva2021@gmail.com. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-6476-1998>.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Silva, R. de C. B. (2023). A assistência educacional no Sistema Penitenciário Federal em conformidade com a Lei de Execução Penal e o princípio da dignidade da pessoa humana. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL - RBEP, 4(2), 245–264. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/621

Edição

Seção

Artigos em Fluxo Contínuo