Proposição de uma nova matriz curricular nacional para o sistema de educação corporativa em serviços penais

Autores

  • Patricia de Sá Freire UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini UFSC
  • Solange Maria da Silva UFSC
  • Roberta Moraes de Bem UFSC
  • João Arthur de Souza UFSC
  • David Jonnes Francez UFSC

Palavras-chave:

Matriz Curricular. Sistema de Educação Corporativa, Trilhas de Aprendizagem. Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Resumo

O artigo objetiva descrever os fundamentos do desenvolvimento da Matriz Curricular Nacional (MCN) proposta ao Sistema de Educação Corporativa em Serviços Penais, com base nas demandas de gestão por competências e de governança multinível do sistema. A metodologia científica da pesquisa é qualitativa e propositiva. Ela foi usada para considerar as proposições estaduais e nacionais, visando criar um senso de coprodução e facilitar a implementação da Matriz. Conclui-se que a MCN não define disciplinas como padrão, mas conecta conhecimentos críticos e objetivos de aprendizagem. Estes devem ser respeitados em trilhas de aprendizagem multinível, impactando escolas do sistema penal e mantendo-as alinhadas por competências desenvolvidas e resultados alcançados. Os resultados englobam 2 eixos, 96 conhecimentos críticos e 218 objetivos de aprendizagem do Sistema de Educação em Serviços Penais.

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Biografia do Autor

Patricia de Sá Freire, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC). É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing (ESPM/RJ) e em Psicopedagogia (UCB/RJ). ORCID:<https://orcid.org/0000-0002-9259-682X>.

Gertrudes Aparecida Dandolini, UFSC

Professora titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos da UFSC. Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFSC (1992), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, na área de Inteligência Artificial, pela UFSC (1997; 2000). ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-0867-9495>.

 

Solange Maria da Silva, UFSC

Professora da UFSC, vinculada ao Departamento de Ciências da Administração (CAD). Possui Pós-Doutorado (2018) junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana pela PUC, e doutorado (2007) e Mestrado (1999), em Engenharia de Produção e Sistemas, pela UFSC, e graduação em Administração, pela ESAG/UDESC (1995). ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-1925-1366>.

Roberta Moraes de Bem, UFSC

 Graduada em Biblioteconomia pela UFSC (2005), mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2009; 2015). Atuou como Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFSC (2016-2020). Atualmente é bibliotecária do Serviço de Circulação e Recuperação da Informação da Biblioteca Universitária da UFSC. ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-0785-4378>.

João Arthur de Souza, UFSC

Professor Titular da UFSC no Departamento de Engenharia do Conhecimento. Graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFSC (1989) e em Direito pela Universidade do Sul Catarinense, mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999). ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-7133-8944>.

David Jonnes Francez, UFSC

Professor da UFSC, vinculado ao Colégio de Aplicação e Departamento de Ciências da Educação. Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC (2011) e mestrado em Matemática em Rede Nacional pela UFSC (2017). ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-7488-1232>.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-06

Como Citar

de Sá Freire, P., Aparecida Dandolini, G., Maria da Silva, S. ., Moraes de Bem, R., Arthur de Souza, J., & Jonnes Francez, D. (2023). Proposição de uma nova matriz curricular nacional para o sistema de educação corporativa em serviços penais. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 4(2), 39–54. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/691