Gestão do curso de formação profissional: uma análise do CFP DEPEN 2022 e suas dimensões
Palavras-chave:
Curso de formação profisional. Capacitação de servidores penitenciários. Polícia Penal.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo descrever o trabalho realizado pelas coordenações administrativa, pedagógica e logística no Curso de Formação Profissional do Departamento Penitenciário Nacional (CFPDEPEN2022). O curso de formação profissional, etapa do concurso público, é realizado com o intuito de desenvolver competências e habilitar os futuros servidores para o exercício das atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento federais, integrantes da estrutura do Departamento Penitenciário Nacional. Para a realização deste estudo, recorreu-se à metodologia de pesquisa documental, na qual foram analisados os principais documentos, normativos e tarefas envolvidas no processo. Com o desenvolver da pesquisa foi possível observar que o planejamento prévio contribui significativamente para um resultado assertivo nessa etapa do concurso, na qual uma grande variedade de fatores está envolvida.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Stephane Silva. As Origens da Escola Nacional de Serviços Penais – Histórico de Implementação e Consolidação. Revista Brasileira de Execução Penal. Brasília, v. 1, n. 1, p. 15-31, jan/jun 2020. Disponível em: <https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/117/45>, acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Portaria n.º 3.123, de 3 de dezembro de 2012. Ministério da Justiça. Cria a Escola Nacional de Serviços Penais, no âmbito do Departamento Penitenciário Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 dez./2012, Seção 1, p. 41.
DEPEN. Edital nº 1 – Depen, de 4 de maio de 2020, concurso público para o provimento de vaas nos cargos de especialista federal em assistência à execução penal e de agente federal de execução penal.
DEPEN. Portaria GAB-DEPEN nº 51, de 24 de março de 2022. Regulamenta as atribuições ds colaboradores envolvidos em Cursos de Formação Profissional desenvolvidos pela Escola Nacional de Serviços Penais.
DEPEN. Portaria nº 40, de 09 de março de 2022. Institui o ordenamento da equipe de gestão do Curso de Formação Profissional 2022.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação dos originais na Revista Brasileira de Execução Penal implica na reserva os direitos autorais. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à RBEP.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores.