Gestão do curso de formação profissional: uma análise do CFP DEPEN 2022 e suas dimensões

Autores

  • Francisco Almir de Souza Freitas
  • Flavia Joenck da Silva
  • Fabricio Cardoso de Queiroz

Palavras-chave:

Curso de formação profisional. Capacitação de servidores penitenciários. Polícia Penal.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo descrever o trabalho realizado pelas coordenações administrativa, pedagógica e logística no Curso de Formação Profissional do Departamento Penitenciário Nacional (CFPDEPEN2022). O curso de formação profissional, etapa do concurso público, é realizado com o intuito de desenvolver competências e habilitar os futuros servidores para o exercício das atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento federais, integrantes da estrutura do Departamento Penitenciário Nacional. Para a realização deste estudo, recorreu-se à metodologia de pesquisa documental, na qual foram analisados os principais documentos, normativos e tarefas envolvidas no processo. Com o desenvolver da pesquisa foi possível observar  que o planejamento prévio contribui significativamente para um resultado assertivo nessa etapa do concurso, na qual uma grande variedade de fatores está envolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Almir de Souza Freitas

Especialista em Gestão Pública Municipal (UERN) e em Direito Administrativo (FIJ), graduado em Administração (Mater Crhisti), ocupa o cargo de Agente Federal de Execução Penal da Senappen.
E-MAIL: almmirfreitas@yahoo.com.br. ORCID: <https://orcid.org/0009-0001-2293-4766>.

Flavia Joenck da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela UNIVEST e pós-graduação em Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação ENAP. Atua como Especialista  Federal em Assistência a Execução Penal da Senappen. E-MAIL: flavia.silva@mj.gov.br. ORCID: <https://orcid.org/0009-0006-0316-3835>.

Fabricio Cardoso de Queiroz

Agente Federal de Execução Penal; Coordenador Pedagógico do CFP-DEPEN/2022 e Instrutor do Banco de Instrutores da SENAPPEN da Disciplina de Intervenção Tática Prisional. Atuante na Educação Técnico-operacional desde 2003. Possui MBA em Finanças, pelo IBMEC e em Gestão Pública, pela UNIP, além de Licenciatura Plena em Geografia, pela UFAM, e Licenciatura em Pedagogia, pela FAERPI. Atualmente encontra-se cursando Especialização em Coordenação Pedagógica no Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro, desenvolvendo a linha de pesquisa de Coordenação Pedagógica e Pedagogia do Guerreiro aplicada ao Ensino de Segurança Pública. E-MAIL: fabricio.queiroz@mj.gov.br. ORCID: <https://orcid.org/0009-0009-5830-7121>.

Referências

ARAÚJO, Stephane Silva. As Origens da Escola Nacional de Serviços Penais – Histórico de Implementação e Consolidação. Revista Brasileira de Execução Penal. Brasília, v. 1, n. 1, p. 15-31, jan/jun 2020. Disponível em: <https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/117/45>, acesso em: 25 ago. 2023.

BRASIL. Portaria n.º 3.123, de 3 de dezembro de 2012. Ministério da Justiça. Cria a Escola Nacional de Serviços Penais, no âmbito do Departamento Penitenciário Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 dez./2012, Seção 1, p. 41.

DEPEN. Edital nº 1 – Depen, de 4 de maio de 2020, concurso público para o provimento de vaas nos cargos de especialista federal em assistência à execução penal e de agente federal de execução penal.

DEPEN. Portaria GAB-DEPEN nº 51, de 24 de março de 2022. Regulamenta as atribuições ds colaboradores envolvidos em Cursos de Formação Profissional desenvolvidos pela Escola Nacional de Serviços Penais.

DEPEN. Portaria nº 40, de 09 de março de 2022. Institui o ordenamento da equipe de gestão do Curso de Formação Profissional 2022.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Almir de Souza Freitas, F., Joenck da Silva, F., & Cardoso de Queiroz, F. . (2023). Gestão do curso de formação profissional: uma análise do CFP DEPEN 2022 e suas dimensões. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL - RBEP, 4(2), 197–216. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/693

Edição

Seção

Relatos de Experiências e Boas Práticas