SENAPPEN lança o dossiê Escola Nacional de Serviços Penais

2023-12-12

Brasília, 11/12/2023  - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN)  lança o dossiê “Escolas de Serviços Penais” - edição organizada pela Revista Brasileira de Execução Penal.

A oitava edição da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP) – organizada no formato do dossiê temático “Escolas de serviços penais” –, reúne pesquisas, artigos, relatos de experiência e documentos, direcionados ao aprimoramento do desenvolvimento profissional e educacional no âmbito do sistema penitenciário brasileiro. 

O conjunto de pesquisas apresentado fornece uma visão de ações e políticas empregadas na formação inicial e continuada dos servidores responsáveis ​​pela execução penal no país. Entender a relevância dessas iniciativas torna-se crucial para garantir a eficiência do sistema, garantir a segurança da população e promover a reintegração bem-sucedida dos indivíduos à sociedade após o cumprimento de suas penas.

Neste contexto, a presente edição visa catalisar a discussão e promover a partilha de conhecimentos sobre o desenvolvimento profissional e educacional no cenário penitenciário. A expectativa é que os estudos apresentados não apenas enriqueçam o entendimento sobre as práticas vigentes, mas também contribuam significativamente para o aprimoramento das políticas que norteiam a formação profissional dos envolvidos nesse contexto específico.

A Revista Brasileira de Execução Penal é o periódico técnico-cientifico da SENAPPEN que publica artigos científicos e relatos de experiência, em edições semestrais, relacionados à execução penal.