Transformando vidas por meio do cinema: um relato do projeto Cine Cultural e Saúde Mental para pessoas privadas de liberdade em Alagoas

Autores

  • Sandra Verene Ferreira da Rocha Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social

Palavras-chave:

Cinema, Ressocialização, Saúde Mental

Resumo

O Projeto Cine Cultural e Saúde Mental, desenvolvido no sistema prisional de Alagoas, visa acolher reeducandos sem vínculos familiares e sem visitas, proporcionando apoio emocional por meio do cinema. Este artigo tem como objetivo explicitar como funciona o projeto, quais são as justificativas para o seu desenvolvimento e como ele tem sido um suporte para os reeducandos privados de liberdade no sistema prisional de Alagoas. Este relato de caso mostra que a exibição de filmes motivacionais, seguida de discussões e atividades reflexivas, permite aos reclusos ressignificar experiências de vida, diminuindo o sofrimento psicológico do abandono e fortalecendo a perspectiva de reintegração social. Os resultados do projeto revelam impacto positivo, demonstrado pelo interesse e relatos dos participantes, indicando o potencial do cinema como ferramenta de ressocialização e promoção de saúde mental.

Palavras-Chave: Cinema, Ressocialização, Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Verene Ferreira da Rocha, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social

Graduação em Psicologia (Cesmac). Pós-graduação em Psicologia Clínica e Saúde Mental. Formação em Psicologia da Saúde com Ênfase em Hospitalar. Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como Psicóloga Clínica e Psicóloga do Sistema Prisional Alagoano, na Gerência de Educação e Cidadania. 

Referências

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em revista, [S.l.], v. 33, p. e153836, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/kbqWpx6Vq6DszHrBT887CBk/?format=html. Acesso em: 06 out. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 06 out. 2024.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Proteção das Pessoas Privadas de Liberdade nas Américas. Adotado na 131ª sessão ordinária, realizada de 3 a 14 de março de 2008. [2008]. Disponível em: https://www.oas.org/pt/cidh/jsForm/?File=/pt/cidh/mandato/basicos/principiosppl.asp. Acesso em: 06 set. 2024.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Cartilha de Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/07/cartilha-de-direitos-das-pessoas-privadas-e-egressas.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

ONU. Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos: regras de mandela. Resolução 70/175 da Assembleia-Geral. 2015. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

MOURA, Isabel Cristina. O Cinema na Escola: Uma Proposta Metodológica. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAES GALDINO, Mayara; VICENTE DA SILVA, Maria Cleide; ANACLETO TORRES LOPES, Gabriella; LIMA DE SOUZA, Graziele; VIEIRA DA SILVA, Milena; DOS ANJOS SANTOS ANDRADE, Lidiane. INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS NO CONTEXTO DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, v. 7, n. 2, p. 21, 2022. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10328. Acesso em: 19 set. 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Rocha, S. V. F. da. (2025). Transformando vidas por meio do cinema: um relato do projeto Cine Cultural e Saúde Mental para pessoas privadas de liberdade em Alagoas. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 6(1), 417–435. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1067