Trabalhadores no sistema prisional de Minas Gerais - Brasil: relatos de experiência a partir dos saberes constituídos na práxis

Autores

  • Marcos Melo de Oliveira
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos
  • Karol Oliveira de Amorim Silva Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

Palavras-chave:

Saber da experiência, Pedagoga, Policial Penal

Resumo

O relato de experiência de trabalhadores no sistema prisional mineiro – uma pedagoga e um policial penal – tem como objetivo apresentar saberes construídos, compartilhar vivências, análises e reflexões que podem contribuir com os conhecimentos no campo da educação e trabalho em prisões. Os relatos de experiência se constituem em sistematizações de saberes e caracterizam-se como estudos de natureza qualitativa. O relato fundamenta-se no conceito de saber de experiência feito proposto por Freire (1992), no saber da experiência apresentado por Larrosa Bondía (2002) e na Teoria da Valorização do Cotidiano analisada por Teixeira (1990). O enlaçamento das experiências vivenciadas e estudos realizados permitem compreensão analítica e propositiva do trabalho de diferentes profissionais que atuam em unidades prisionais e que contribuem para tornar a instituição prisão mais humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Melo de Oliveira

Graduação em Direito (Unitri) e Pedagogia (Unip). Especialização em Direitos Humanos (Ceuclar). Mestrado em Educação (Uniube). Doutorado em Educação (UFSCar). Policial Penal do Departamento Penitenciário de Minas Gerais.

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado e Doutorado em Educação. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa EduCárceres/UFSCar.

Karol Oliveira de Amorim Silva, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

 Graduação em Pedagogia (Ufmg). Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Ufmg). Mestrado e Doutorado em Educação (UFMG). Analista Executivo de Defesa Social (Pedagoga) na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, atuando como Coordenadora Geral de Ensino e Profissionalização e do Núcleo Sociocultural e Esportivo da Diretoria de Ensino e Profissionalização (DEP) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais.

Referências

ALEXANDER, Michelle. A nova segregação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

AMORIM-SILVA. O trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penal. Tese - Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social. Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:< https://shre.ink/ekXy>, acesso em: jan. 2025.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 104 de 04 de dezembro de 2019. Disponível em: < https://shre.ink/ekXv>, acesso em: nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília, DF. 2023. Disponível em: < https://shre.ink/ekX7>, acesso em: jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02, de 19 de maio de 2010. Disponível em:< https://shre.ink/ekXS>, acesso em: fev. 2025.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber, elementos para uma teoria. 1ªed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

CRUZ, Marcus Vinicius Gonçalves da; COELHO, Alicia Maricel Oliveira; RAMOS, Marina Tereza da Silva. Trajetória da Política Penitenciária em Minas Gerais: notas de pesquisa. In: VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), 2021, Brasília/DF. Anais VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública. Brasília/DF (virtual), 2021.

FEIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FIDALGO, Fernando.; MACHADO, Lucília. Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte: Nete, 2000.

FIORI, Ernani Maria. Educação e política: textos escolhidos. Coordenação Otília Beatriz Fiori Arantes. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. [Tradução, apresentação e notas André Nascimento]. Rio de Janeiro: Revan, 2008, 2ª reimpressão, abril de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E PESQUISA. Curso de Formação Técnico-Profissional. Governo do Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. 2024. Disponível em:< https://shre.ink/ekXs>, acesso em: fev. 2025.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Anped: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002.

MINAS GERAIS. Lei 14.695 de 30 de julho de 2003. Cria a Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária, a Diretoria de Inteligência Penitenciária e a carreira de Agente de Segurança Penitenciário e dá outras providências. Disponível em:< https://shre.ink/ekXQ>, acesso em: nov. 2022.

OLIVEIRA, Marcos Melo de. A função educativa da policial penal: aportes para pensar a prisão como instituição social humanizada. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.

OLIVEIRA, Victor Neiva; RIBEIRO, Ludmila Mendonça; BASTOS, Luiza Meira. Os agentes penitenciários em Minas Gerais: quem são e como percebem sua atividade. Sistema Penal &Violência. Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 175-192, jul-dez. 2015.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.

WACQUANT, Loïc. Marginalidade, etnicidade e penalidade na cidade neoliberal: uma cartografia analítica. Tempo Social, v, 26, n. 2, p. 139-164, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Oliveira, M. M. de ., Onofre, E. M. C. ., & Silva, K. O. de A. (2025). Trabalhadores no sistema prisional de Minas Gerais - Brasil: relatos de experiência a partir dos saberes constituídos na práxis: . REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 6(1), 185–202. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1137