Aplicação da abordagem de QVT no Depen/MJSP: breve balanço e recomendações

Autores

  • Tiago Jessé Souza de Lima Universidade de Brasília
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

QVT no serviço público, Políticas e Programas de QVT, Saúde e adoecimento no trabalho.

Resumo

Este artigo apresenta abordagem da atividade de trabalho junto ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP) - Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) - Brasil. A abordagem se referenciou pela Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – PPQVT do DEPEN/MJSP junto com tópicos de teorização, pesquisa e prestação de serviços do grupamento ErgoPublic - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. O trabalho teve quatro etapas constituintes: 1. Planejamento e preparação das atividades; 2. Diagnóstico da QVT no âmbito do órgão avaliado; 3. Devolutiva e validação dos resultados do diagnóstico acerca da QVT; 4. Atualização de política e programa de QVT do DEPEN/MJSP. Os dados obtidos foram compartilhados com o DEPEN/MJSP, buscando-se contibuir para o avanço na compreensão coletiva do contexto de atividade de trabalho no órgão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMALBERTI, R., MONTMOLLIN, M., THEUREAU, J. Modèles en analyse du travail. Mardaga, 1991.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte, Fabrefactum, 2010.

DEPEN - INFOPEN – 11º. Ciclo - Julho a Dezembro de 2021. Documento disponível em: <https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen/downloads/relatorios-infopen/relatorios-analiticos/br/brasildez-2021.pdf>, acesso em: 07 de novembro de 2022.

FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da previdência. LPA Edições, 2003.

FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): diagnóstico, política e programa. Qualidade de Vida no Trabalho: Um enfoque no Olhar do Trabalhador. Paralelo, 2017.

FERREIRA, M. C. et al. (Orgs.). Diagnóstico, política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): experiência comparada no Ministério Público do Trabalho (2015 a 2018). Brazil Publishing, 2019.

FERREIRA, M. C. Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT): Instrumento para diagnóstico e planejamento. In: 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2009, Porto Alegre. Anais do 11º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2009.

FERREIRA, M. C. et al. Qualidade de Vida no Trabalho. Perspectiva de Análise e Intervenção. Paralelo 15, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1968.

JONES, M; WILLIAMS, M. L. Twenty years on: Lesbian, gay and bisexual police officers’ experiences of workplace discrimination in England and Wales. Policing and society, v. 25, n. 2, p. 188-211, 2015.

MELO, D. População prisional cresce ao menos sete vezes em 30 anos. Folha de São Paulo, 03/10/2022, seção Cotidiano, fls. A16), 2022.

RIBEIRO, M. A. et al. Práticas em psicologia social do trabalho: pesquisa e intervenção. Psicologia social do trabalho. Editora Vozes, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Jessé Souza de Lima, T., & Tarcísio da Rocha Falcão, J. (2023). Aplicação da abordagem de QVT no Depen/MJSP: breve balanço e recomendações. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 4(1), 179–187. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/671