v. 4 n. 1 (2023): Qualidade de vida no trabalho (QVT): diagnóstico, política e programa

					Visualizar v. 4 n. 1 (2023): Qualidade de vida no trabalho (QVT): diagnóstico, política e programa

A edição V4. N1. da Revista Brasileira de Execução Penal (Rbep), intitulada “A qualidade de vida no trabalho: diagnóstico, política e programa da Senappen” inaugura uma nova etapa no processo de consolidação da revista como importante ferramenta de fomento à produção científica brasileira.

Esta edição da Rbep inaugura um marco administrativo em se tratando da coordenação dos trabalhos em torno da produção intelectual na Senappen, pois estabelece o deslocamento da revista da extinta Assessoria de Assuntos Estratégicos (AAE) para a Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), movimento que vai ao encontro do alinhamento dos objetivos da secretaria, tanto na capacitação de policiais penais quanto na disseminação do conhecimento produzido por pesquisadores e servidores da execução penal.  A partir desta migração, a revista passou a contar com uma nova Editora-chefe e com um Editor, facilitando a execução dos trabalhos e a tomada de decisões editoriais.

Ainda no que se refere às mudanças que marcam esse momento histórico, temos que a partir de 1º de janeiro de 2023, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) passou a ser denominado Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio de alterações administrativas instituídas pela Medida Provisória nº 1.154, em especial pelo Art. 59.

Outro marco importante que esta edição contempla é a classificação Qualis Periódico B3, atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na avaliação quadrienal de 2017 – 2020. Fato esse, creditado ao desempenho excepcional da equipe que idealizou, implementou e conduziu os trabalhos da revista com afinco e dedicação desde seu surgimento. A revista foi avaliada nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Direito, Economia, Educação, Planejamento Urbano Regional/Demografia, Psicologia e Sociologia.

Essa edição reúne produções científicas que foram elaboradas utilizando como base pesquisas desenvolvidas pela Universidade de Brasília (UnB), acerca do tema “Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores”. Importante ressaltar que o inventário foi produzido antes da vigência da medida provisória, assim haverá conteúdos em que a atual Senappen é mencionada como Depen.

e-ISSN (online): 2675-1860

ISSN: 2675-1895

Revista Brasileira de Execução Penal - RBEP

Dossiê: Qualidade de vida no trabalho (QVT): diagnóstico, política e programa

Volume 4, Número 1, p. 1-193, Jan./Jun.2023

Publicação Semestral.

Publicado: 2023-06-29

Edição completa

Expediente

Dossiê

Fechamento