A ausência de reconhecimento de identidades de gêneros no sistema penitenciário brasileiro

Authors

  • Clayton da Silva Barcelos
  • Joana Gabriela Reis da Silva

Keywords:

Reconhecimento de identidade, Sistema penitenciário, Gênero

Abstract

Este artigo se propõe a examinar a falta de reconhecimento da identidade de gênero no sistema prisional brasileiro, especialmente para mulheres e pessoas LGBTQIA+. Partindo de um contexto histórico de discriminação e punições, a pesquisa aborda a realidade atual dessas pessoas no cárcere e destaca a importância de aplicar as leis para assegurar seus direitos. Foram analisadas as alternativas ao aprisionamento que poderiam reduzir a violência e a violação de direitos. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com análise de doutrinas, artigos, dissertações, teses, documentários e dados governamentais, para avaliar se os direitos fundamentais, sobretudo a dignidade humana, são respeitados. Como resultados obtidos observa-se que ao categorizar prisões apenas em “masculinos e femininos”, o Estado ignora a diversidade de gênero, perpetuando violações e destacando a urgência de uma reforma focada nas necessidades de mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clayton da Silva Barcelos

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista e Bacharel em Direito (UFMS). Atua como professor do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).  E-MAIL: clayton.barcelos@ufob.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9353-3700.

Joana Gabriela Reis da Silva

Graduação em Direito. Mestrado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Atua como advogada autônoma. E-MAIL: advocacia_gabriela@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/ 0009-0007-0659-4849.

Published

2024-12-24

How to Cite

Barcelos, C. da S. ., & Silva, J. G. R. da. (2024). A ausência de reconhecimento de identidades de gêneros no sistema penitenciário brasileiro. Brazilian Journal of Criminal Execution, 5(2), 91–102. Retrieved from https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1023