Projeto ZAP Escola: conhecimento na palma da mão
Keywords:
Capacitação de servidores penitenciários., Projeto Zap escola, Educação à distânciaAbstract
This report describes the results achieved in the experience on execution the Zap School Project: knowledge in the palm of the hand, which aimed to empower the different employees categories of the penitentiary system of Pará, through the dissemination of courses on various topics relating to it available on Distance Education’s (EAD) platforms at a national level, as well as from the courses offered through the instant messaging application "Whatsapp", used for the implementation and dissemination of the Operational Procedures Manual of the Secretary of State for Penitentiary Administration (SSPA). The main public is penitentiary agents, criminal police and technical administrative and custody employees that make up SSPA's staff. As a result, significant impacts were observed regarding the importance of the Zap School Project as part of the educational strategy adopted to empower the servers of Pará’s Penitentiary System, especially by promoting access to knowledge to servers residing in the countryside, and also, turn the teaching-learning process accessible, easy handle and aligned with the changes arising through technological advances.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; COUTO, Edvaldo Souza. O WhatsApp como recurso de comunicação e interação na gestão de cursos de Educação a distância. Anais […]. Aracaju, UNIT, 2018. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 9, 2018. Disponível em: < https://tinyurl.com/ywyj9dtc>, acesso em: 05 jun. 2023.
ALENCAR, Gersica Agripino; PESSOA, Maérico dos Santos; SANTOS, Ana Katarine de F. S. CARVALHO, Solange R. R. De; LIMA, Hommel A. de B. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. Disponível em: <https://tinyurl.com/yckd7rbc>, acesso em: 20 jun. 2021.
CARRERA, F. Knowledge Pills Methodology: Applied to small and medium-size enterprises. 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/mrxa2uym>, acesso em: 05 fev. 2023.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
EM EVENTO virtual, Seap ensina estratégias de autoproteção aos servidores. Agência Pará, 2021. Disponível em: <https://tinyurl.com/mrxsbyvm >, acesso em: 17 dez. 2021.
IBGE. Acesso à Internet e à Televisão e posse de telefone móvel celular para isso pessoal 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. ISBN 978-85-240-4543-1. Disponível em: <https://tinyurl.com/mwr4x6z7>, acesso em: 18 jun. 2023.
LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez. 1994. Disponível em:<https://tinyurl.com/4hz2eyf4>, acesso em: 20 jun. 2021.
MACEDO, Valéria, DANTAS, Daniele Cristina, GUEDES, Rodrigo Duarte, CAVALCANTI, Marcos do Couto Bezerra. O uso do aplicativo WhatsApp nas práticas de gestão do conhecimento: o caso de uma comunidade virtual informal de profissionais na área de tecnologia. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8 (Esp.), 135–150, João Pessoa, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42241>, acesso em: 20 jun. 2021.
MACHADO, Cassiana Barreto Hygino; MARCELINO, Valéria de Souza. Uma proposta didática para aulas remotas: microaprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira do Ensino Médio, n. 3, p. 187-202, 2020. Ipojuca (PE), 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/2ypyc568 >, acesso em: 10 dez. 2022.
OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de; ANJOS, Eudisley Gomes dos; OLIVEIRA, Felipe Soares de; SOUSA, Hercilio de Medeiros; LEITE, Jan Edson Rodrigues. Estratégias de uso do WhatsApp como um ambiente virtual de aprendizagem em um Curso de Formação de Professores e Tutores. Disponível em: < https://tinyurl.com/28v535xf>, acesso em: 17 dez. 2020.
PAIVA,Luiz Fernando de; FERREIRA, Ana Carolina C.;CORLETT, Emilayne Feitosa. A utilização do WhatsApp como ferramenta para comunicação didática pedagógica no ensino superior. Anais […]. Salvador: UFBA 2016. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5., 2016.p. 751-760. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2016.751. Disponível em: <https://tinyurl.com/4zt77sjk>, acesso em: 05 mai. 2023.
PARÁ. Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará.Escola de administração Penitenciária. Projeto Pedagógico da Escola de Administração Penitenciária. Belém: SEAP, 2021.
PARÁ.Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará. Escola de Administração Penitenciária. Projeto Zap Escola: conhecimento da palma da mão. Belém, SEAP, 2020.
PARÁ. Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará. Lei n. 8.937, de 02 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a transformação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará - SUSIPE, em Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - SEAP, e dá outras providências. Belém: SEAP, 2019. Disponível em: < https://tinyurl.com/57nmv44x>, acesso em: 17 dez. 2020.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A publicação dos originais na Revista Brasileira de Execução Penal implica na reserva os direitos autorais. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à RBEP.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores.