Management by Competency: a strategic tool for defining a professional profile

Authors

  • Camila Carvalho Ramos UFPA
  • Romeu Kenedy dos Santos Brito Universidade Federal do Pará
  • Thiago Dias Costa Universidade Federal do Pará

Keywords:

Public Safety, Personnel Management, Competence Mapping

Abstract

The quality of public safety services depends on the advancement of personnel management. Competence mapping can help in this regard. Here is reported an experience of using a standardized and participative procedure to map the competence profile of police officers in the careers of: Federal Criminal Police, Federal Specialist in Assistance to Criminal Execution, Federal Technician in Support of Criminal Execution, and State Criminal Police all linked to the National Secretariat of Penal Policies (Senappen). By conducting 14 focus groups, with the participation of 80 members, the competences of the referred positions were mapped. The methodology was effective in describing the profile needed to work in the four mapped positions, demonstrating the diversity: of skills related to each position and of competency profiles for the same position in different states of the federation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Carvalho Ramos, UFPA

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2013). Formação complementar em Gestão de Pessoas pela Instituição Estratego (2013). Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2015). Pós-Doutorado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento entre os anos 2015 e 2017. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). E-MAIL: camilakrvalho@gmail.com. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-9801-9361>.

Romeu Kenedy dos Santos Brito, Universidade Federal do Pará

 Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como pesquisador júnior pelo Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM). ORCID: <https://orcid.org/0009-0000-9133-0045>.

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-5443-5232>.

References

BRANDÃO, H. P. Mapeamento de competências: métodos, técnicas e aplicações em gestão de pessoas. São Paulo, Atlas. 2012.

BRESSER-PEREIRA, L. C. O modelo estrutural de gerência pública. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 2, p. 391-410, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/yGxNGHd7GvFptzTPbD4fzDD/?lang=pt&format=pdf

COELHO JR, F. A.; BORGES-ANDRADE, J. E. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Brasília-DF. Paidéia, v. 18, n. 40, p. 221-234, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/wCZdGW3RwJfrCP4zMLTcR9h/?format=pdf&lang=pt

CORDEIRO, B. M. P.; MUNIZ, J. O. Mapeando competências rumo à aprendizagem continuada em segurança pública. In: E. A. Pereira Junior, J. F. Silva & J. Maron. (Org.). Belo Horizonte, MG. Gráfica Andorinha e Editora Ltda, p. 103-125, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/4068371/MAPEANDO_COMPET%C3%8ANCIAS_RUMO_A_APRENDIZAGEM_CONTINUADA_EM_SEGURAN%C3%87A_PUBLICA

FAIAD, C.; COELHO JR., F. A.; CAETANO, P. F.; ALBUQUERQUE, A. S. Análise profissiográfica e mapeamento de competências nas instituições de segurança pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. 2, p. 388-403, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/GDStRZbmdyK95DMkTSrQ5Vj/abstract/?lang=pt

GLÓRIA JUNIOR, O. S.; ZOUAIN, D. M.; ALMEIDA, G. O. Competências e habilidades relevantes para um chefe de unidade descentralizada de perícia da Polícia Federal. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 4, p. 15-46, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/S9j8cpdSDmsLzpjtTQhKRDp/abstract/?lang=pt#

NASCIMENTO, T. G. Desempenho profissional: relações com valores, práticas e identidade no serviço policial. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17808

PASQUALI, L et. al. Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção In: L. Pasquali, (Org). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Artmed, Porto Alegre, 2010.

SANTOS, A. P.; COUTO, F. J. B.; COELHO JR., F. A. Construção e validação de instrumento para avaliação de impacto de treinamento em profundidade do Curso de Formação Profissional da Polícia Federal. São Paulo, Rev. bras. segur. pública, v. 16, ed. especial, 128-151, 2022. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1448/507

SOUSA, R. C.; MORAIS, M. S. A. Polícia e Sociedade: uma análise da história da segurança pública brasileira. Anais da V Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luís, Maranhão-MA, Brasil, 2011. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/PODER_VIOLENCIA_E_POLITICAS_PUBLICAS/POLICIA_E_SOCIEDADE_UMA_ANALISE_DA_HISTORIA_DA_SEGURANCA_PUBLICA_BRASILEIRA.pdf.

Published

2023-12-06

How to Cite

Ramos, C. C., Brito, R. K. dos S., & Costa, T. D. (2023). Management by Competency: a strategic tool for defining a professional profile. Brazilian Journal of Criminal Execution, 4(2), 73–80. Retrieved from https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/687