Chamamento público para composição da edição Escolas de Serviços Penais

2022-12-02

Revista Brasileira de Execução Penal (Rbep), periódico técnico e científico do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) anuncia chamamento público para composição da edição “Escolas de Serviços Penais", no período de 03 de outubro de 2022 a 20 de janeiro de 2023.

A edição “Escolas de Serviços Penais” busca reunir conhecimentos teóricos e análises produzidas por pesquisadores e operadores da execução penal sobre as ações de desenvolvimento profissional voltadas à formação inicial e continuada dos servidores da execução penal no país.

As Escolas de Serviços Penais atuam no desenvolvimento dos servidores das carreiras penitenciárias, por meio da oferta de cursos, treinamentos e reciclagem, com o objetivo de prepará-los para as adversidades, complexidades e desafios imbricados na execução penal.

A composição da edição visa publicar artigos, entrevistas com personalidades, relatos de experiências exitosas, e ensaios que relacionem a experiência profissional, o conhecimento e a produção científica  de conteúdos que fundamentam a oferta de ações de desenvolvimento dos servidores e o cumprimento da legislação imbricada, em alguma medida, à execução penal, ao enfrentamento, reintegração e prevenção criminal.

A produção teórica e/ou técnica para a composição do dossiê deverá vincular-se a um dos seguintes eixos temáticos: gestão do conhecimento em segurança pública; capacitação de servidores penitenciários; atividade policial penitenciária; aplicações inovadoras para a produção do conhecimento; capacitação dos servidores como ferramenta para a reinserção de indivíduos presos; combate e enfrentamento criminal.

Além das produções acerca do tema central do dossiê, a edição receberá também artigos em fluxo contínuo que se relacionem ao sistema de justiça criminal, sistemas penitenciários, execução penal, assistências e políticas para o sistema penitenciário, controle e participação social na execução penal, justiça e práticas de justiça restaurativas.

Informações: (61) 2025-9352 ou por e-mail: rbep@mj.gov.br