Proposição de uma nova matriz curricular nacional para o sistema de educação corporativa em serviços penais

Autores/as

  • Patricia de Sá Freire UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini UFSC
  • Solange Maria da Silva UFSC
  • Roberta Moraes de Bem UFSC
  • João Arthur de Souza UFSC
  • David Jonnes Francez UFSC

Palabras clave:

Matriz Curricular. Sistema de Educação Corporativa, Trilhas de Aprendizagem. Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Resumen

O artigo objetiva descrever os fundamentos do desenvolvimento da Matriz Curricular Nacional (MCN) proposta ao Sistema de Educação Corporativa em Serviços Penais, com base nas demandas de gestão por competências e de governança multinível do sistema. A metodologia científica da pesquisa é qualitativa e propositiva. Ela foi usada para considerar as proposições estaduais e nacionais, visando criar um senso de coprodução e facilitar a implementação da Matriz. Conclui-se que a MCN não define disciplinas como padrão, mas conecta conhecimentos críticos e objetivos de aprendizagem. Estes devem ser respeitados em trilhas de aprendizagem multinível, impactando escolas do sistema penal e mantendo-as alinhadas por competências desenvolvidas e resultados alcançados. Os resultados englobam 2 eixos, 96 conhecimentos críticos e 218 objetivos de aprendizagem do Sistema de Educação em Serviços Penais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia de Sá Freire, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC). É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing (ESPM/RJ) e em Psicopedagogia (UCB/RJ). ORCID:<https://orcid.org/0000-0002-9259-682X>.

Gertrudes Aparecida Dandolini, UFSC

Professora titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos da UFSC. Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFSC (1992), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, na área de Inteligência Artificial, pela UFSC (1997; 2000). ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-0867-9495>.

 

Solange Maria da Silva, UFSC

Professora da UFSC, vinculada ao Departamento de Ciências da Administração (CAD). Possui Pós-Doutorado (2018) junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana pela PUC, e doutorado (2007) e Mestrado (1999), em Engenharia de Produção e Sistemas, pela UFSC, e graduação em Administração, pela ESAG/UDESC (1995). ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-1925-1366>.

Roberta Moraes de Bem, UFSC

 Graduada em Biblioteconomia pela UFSC (2005), mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2009; 2015). Atuou como Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFSC (2016-2020). Atualmente é bibliotecária do Serviço de Circulação e Recuperação da Informação da Biblioteca Universitária da UFSC. ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-0785-4378>.

João Arthur de Souza, UFSC

Professor Titular da UFSC no Departamento de Engenharia do Conhecimento. Graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFSC (1989) e em Direito pela Universidade do Sul Catarinense, mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999). ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-7133-8944>.

David Jonnes Francez, UFSC

Professor da UFSC, vinculado ao Colégio de Aplicação e Departamento de Ciências da Educação. Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC (2011) e mestrado em Matemática em Rede Nacional pela UFSC (2017). ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-7488-1232>.

Citas

BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTICA E SEGURANÇA PÚBLICA. Portaria nº 160, de 6 de dezembro de 2022. 2022. Brasília. Disponível em: <https://abrir.link/EB2w3>, acesso: 03 mar. 2023.

BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS. Escola Nacional de Serviços Penais. Cursos e capacitações. Brasília, 2023. Disponível em: <https://abrir.link/IRlKS>, acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS. Nova estrutura da Secretaria Nacional de Políticas Penais. Brasília, 2023b. Disponível em: <https://abrir.link/aaFCr>, acesso em: 02 fev. 2023.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (Brasil). Matriz curricular nacional para a educação em serviços penitenciários. Brasília, 2006.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (Brasil). Revisão da matriz curricular da Escola Nacional de Serviços Penais. Brasília, 2017. Disponível em:< https://abrir.link/FHKfI>, acesso em: 20 mai. 2022.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN), Diagnóstico das escolas estaduais de serviços penais 2020. 2020. Disponível em:< https://abrir.link/1QS1q>, acesso em: 21 ago. 2023.

DE ARAUJO, Stephane Silva; LEITE, Maria Cecilia Lorea. Qualificação e política penitenciária: o currículo a serviço da ordem e da disciplina no cárcere. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 16, n. 1, p. 174-191, 2022.

DUTRA, Joel Souza (Org.). Gestão de pessoas com base em competências. In: DUTRA, Joel Souza. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001. p. 25-44.

FREIRE, Patrícia de Sá et al. Glossário: Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem e seus mecanismos de Universidade Corporativa em Rede e de Comunicação Dialógica. Curitiba: CRV, 2021.

FREITAS, I. A; BRANDÃO, H. P. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. In BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana (org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 5.

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS (Brasil). Escola Nacional de Serviços Penais. Estrutura Organizacional. Brasília, 2023a. Disponível em: <https://www.gov.br/senappen/pt-br/composicao/estrutura-organizacional>, acesso: 21 ago. 2023.

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS (Brasil). Escola Nacional de Serviços Penais. Cursos e capacitações. Brasília, 2023b. Disponível em: <https://abrir.link/cKPVK>, acesso em: 21 ago. 2023.

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS (Brasil). Escola Nacional de Serviços Penais, 2023c. Disponível em:< https://abrir.link/8TNx1>, acesso em: 20 jan. 2023.

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS (Brasil). Escola Nacional de Serviços Penais. Portaria nº 526, de 07 de dezembro de 2021. Brasília, 2021. Disponível em:< https://abrir.link/25uzb>, acesso em: 20 jan. 2023.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (Brasil). Matriz curricular nacional: para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Brasília, 2014. Disponível em: < https://abrir.link/O4tvw>, acesso em: 20 fev. 2023d.

SILVA, Francine Mollon da; MELLO, Simone Portella,Teixeira de. A implantação da gestão por competências: práticas e resistências no setor público. Revista Eletrônica de Administração e Turismo. v. 2, n. 1, jan./jun. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Relatório de Cumprimento do Objeto de Estudos e Listagem de Conhecimentos e desenho em estrutura inicial de trilhas de aprendizagem. Florianópolis, 2022.

Archivos adicionales

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

de Sá Freire, P., Aparecida Dandolini, G., Maria da Silva, S. ., Moraes de Bem, R., Arthur de Souza, J., & Jonnes Francez, D. (2023). Proposição de uma nova matriz curricular nacional para o sistema de educação corporativa em serviços penais. Revista Brasileña De Ejecución Penal, 4(2), 39–54. Recuperado a partir de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/691