O perfil da população privada de liberdade do Rio Grande do Norte

Autores

  • Patrícia Viana de Lima Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte
  • Alex Rodrigues da Silva Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
  • Andrey Miranda Albuquerque de Oliveira Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
  • Hayanna Melo de Noronha Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
  • Jane Ciambele Souza da Silva Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
  • Marcelo Rocha Cortez Policial Penal e Diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Sistema Prisional. Pessoas Privadas de Liberdade. Teste qui-quadrado.

Resumo

O Brasil é o terceiro país com a maior população prisional mundial, com cerca de 840 mil pessoas privadas de liberdade (PPL), segundo dados de 2023. A superlotação e deficiências estruturais são problemas antigos do sistema penitenciário. Diante deste cenário, o presente artigo tem por objetivo apresentar o perfil das PPL como raça, sexo, faixa etária, escolaridade, religião, orientação sexual e
reentradas ao sistema penitenciário no Rio Grande do Norte, avaliando as diferentes características das PPL, além de subsidiar estudos futuros sobre esta população no estado. Para análise dos dados foi aplicado o teste Qui-Quadrado, a fim de se verificar existência de associação entre as variáveis do estudo. No qual, detectou-se diferença significativa para as variáveis escolaridade, faixa etária, estado civil, orientação sexual e reingresso entre os sexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Viana de Lima, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte

Graduação em Estatística. Mestrado em Ciências Climáticas. Doutorado em Ciências Climáticas. Atua como Pesquisadora Bolsista em acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.

Alex Rodrigues da Silva, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Graduação em Direito. Atua como Pesquisadora Bolsista em acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.

Andrey Miranda Albuquerque de Oliveira, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Graduação em Direito. Mestrado em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina. Atua como Assistente Administrativo na Coordenadoria de Compras Governamentais (Compr/Sead). 

Hayanna Melo de Noronha, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Graduação em Direito. Mestrado em: Estudos Urbanos e Regionais. Atua como Assessora Jurídica na Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte.

Jane Ciambele Souza da Silva, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Graduação em Serviço Social. Mestrado em Engenharia de Produção. Atua como coordenadora no escritório de Governança e Gestão estratégica da Secretária de estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.

Marcelo Rocha Cortez , Policial Penal e Diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Direito. Atua como Policial Penal na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

Referências

CHAVES, Karine Belmont; SANTOS, José Carlos. Encarceramento Feminino: Aspectos Legais e Afetivos Relativos à Maternidade em Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Revista Pleiade, v. 17, n. 39, p. 80-92, 2023.

DE JESUS, Everaldo Antônio. Uma Análise Diagnóstica do Perfil do Sentenciado nas Prisões Brasileiras: escolaridade, idade, cor, sexo e outras determinantes. Revista OWL (OWL Journal) – Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 470-478, 2023a.

DE JESUS, Everaldo Antônio. Reflexões Sobre A Realidade Carcerária Brasileira: O Estado Atual Dos Presídios Brasileiros. Revista Owl (Owl Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino d Educação, v. 1, n. 2, p. 350-362, 2023b.

FAIR, Helen; WALMSLEY, Roy. World Prison Population List (14th edition). Technical Report. ICPR, London, UK. 2024

FANG, Cálita Correa; AZAMBUJA, Cristiane Menna. A superlotação dos estabelecimentos prisionais brasileiros e a (in)efetividade do princípio da dignidade humana. Ricadi, v. 9, p. 173-195, 2020.

FERREIRA, Danilo Uglês Soares; SOUZA Márcio Adriano Cabral de. A Superlotação do Sistema Carcerário Brasileiro: futuro condenado ou tempo da reforma? Facit Business and Technology Journal, v. 01, n. 44, p. 1-16, 2023.

FILHO, Armando Dantas de Barros; LEITE, Carlinda; MONTEIRO, Angélica Maria Reis. Políticas de educação nas prisões: uma análise das 10 maiores populações prisionais. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. 1-22, 2023.

MASSARO, Camilla Marcondes; CAMILO, Maria Virgínia Righetti Fernandes. Sistema Prisional, Direitos Humanos e Sociedade: relato de experiência das Faculdades de Ciências Sociais e Serviço Social da Puc-Campinas (SP). Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, v. 1, n. 1, 2017.

PACI, Maria Fernanda. Sistema prisional brasileiro. Etic - Encontro de Iniciação Científica. ISSN 21-76-8498, v. 9, n. 9, 2013.

STATISTA. Countries with the largest number of prisoners as of February 2025. Disponível em:< https://shre.ink/eGD1>, acesso em: 20 fev. 2024.

SISDEPEN. Sistema Nacional de Informações Penais. Informações gerais do 14º ciclo. Disponível em:< https://shre.ink/eGDW>, acesso em: 20 fev.2024.

SIEGEL, Sidney; CASTELLAN JR, N. John. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. Artmed Editora, 2006.

SILVA, Samuel Alves; DA SILVA, Geovânio Cadete; DO NASCIMENTO, Gian Carlos Rodrigues; ROCHA, Marianna Victória Cerqueira;

OLIVEIRA, Keila Cristina Pereira do Nascimento. DA SILVA, Samuel Alves et al. Sistema Prisional e Condições de Vida do Homem Encarcerado em Uma Região do Nordeste Brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-10, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Lima, P. V. de, Silva, A. R. da, Oliveira, A. M. A. de ., Noronha, H. M. de, Silva, J. C. S. da, & Cortez , M. R. (2025). O perfil da população privada de liberdade do Rio Grande do Norte. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 6(1), 333–345. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/835