A relevância da educação decolonial continuada na relação com pessoas LGBTQIA+ em privação de liberdade: reabilitação e empoderamento social

Auteurs

  • Adriana Lessa Cardoso
  • Álvaro Veiga Júnior

Mots-clés :

LGBTQIA , Educação decolonial, Reabilitação social

Résumé

Este artigo discute a relevância da educação popular e decolonial para pessoas LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade. O objetivo é discutir como a educação decolonial pode contribuir para o empoderamento social dessas populações, promovendo o reconhecimento de seus direitos. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de estudos sobre educação na prisão e decolonialidade. A conclusão destaca que uma educação decolonial, crítica e emancipatória, aliada ao acesso aos direitos básicos, pode ser combativa frente às violências vividas dentro e fora das prisões articulando a possibilidade de reabilitação social e, ainda reduzindo reincidências de criminalidade quando assumida como educação continuada e empoderadora. 

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Bibliographies de l'auteur

Adriana Lessa Cardoso

Graduação em Pedagogia (UNINTER) e Licenciatura em Geografia (FURG). Mestrado em Geografia (FURG). Doutorado em Educação (UFPEL). E-MAIL: adrianalessacardoso@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1824-3062

Álvaro Veiga Júnior

Graduação em Pedagogia ULBRA, Mestrado em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado e Doutorado em Educação pelo programa de Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). E-MAIL: avj.pedagogia@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2038-6433. 

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Fichiers supplémentaires

Publiée

2024-12-24

Comment citer

Cardoso, A. L., & Júnior, Álvaro V. (2024). A relevância da educação decolonial continuada na relação com pessoas LGBTQIA+ em privação de liberdade: reabilitação e empoderamento social. Journal Brésilien Des Exécutions Pénales, 5(2), 73–90. Consulté à l’adresse https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1009