Educação em Prisões:
conclusões sobre o processo de implementação em penintenciárias de Mato Grosso do Sul e São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.1234/rbep.v2i1.241Palavras-chave:
Políticas públicas em educação, Educação de jovens e adultos, Educação na prisão, Aluno presidiárioResumo
Este artigo relata as principais conclusões sobre o processo de implementação das políticas públicas de educação aos privados de liberdade no estado do Mato Grosso do Sul (MS) e de São Paulo (SP). Essa análise é feita a partir das legislações e estudos de campo com a finalidade de verificar como ocorre a implementação da educação em duas penitenciárias para condenados do sexo masculino em regime fechado: Instituto Penal de Campo Grande – MS e Penitenciária I “Mário Moura Albuquerque” de Franco da Rocha – SP. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com custodiados dessas penitenciárias e com profissionais das Secretarias de Estado de Educação do MS e de SP, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do MS, Secretaria de Administração Penitenciária de SP, Escola Estadual Polo Regina Betine - MS, Escola Estadual Domingos Cambhiagi - SP e FUNAP - SP.
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