A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária na garantia da segurança dos Estados Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.1234/rbep.v1i2.107Palabras clave:
Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP)., Departamento Penitenciário Nacional., Combate ao crime organizado nas prisõesResumen
O presente relato, tem o objetivo de discorrer sobre a experiência brasileira de criação da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária. Abordando os aspectos históricos, os marcos legais de implementação e métodos de atuação. A proposta é apresentar a realidade de cada Estado atendido pela FTIP, relacionando com o cenário nacional do sistema penitenciário brasileiro e, de que forma a atuação articulada da FTIP, restaurou em alguma medida os procedimentos de unidades penitenciárias, garantindo a efetivação de direitos dos presos. Os resultados apresentados impactam em vários aspectos da política penitenciária dos estados e, da própria política de segurança, seja na redução dos índices de violência, seja na capacidade de retomar o controle de unidades prisionais antes, comandadas por facções criminosas.
Descargas
Citas
COYLE, Andrew The Prision Officer - 2002
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. - São Paulo: Malheiros, 2006.
ZIMMERMANN, Augusto. Curso de Direito Constitucional. - Rio de janeiro: Lumen
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A publicação dos originais na Revista Brasileira de Execução Penal implica na reserva os direitos autorais. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à RBEP.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores.