Abordagem teórico-metodológica de qualidade de vida no trabalho (QVT) de suporte ao projeto de QVT no Depen/MJSP

Autores

  • Mário César Ferreira Universidade de Brasília
  • Letícia Alves Santos Universidade de Brasília
  • Tatiane Paschoal Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho. Ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho (EAA_QVT). Depen/MJSP.

Resumo

O objetivo do artigo, de natureza teórica, é apresentar a abordagem teórico-metodológica Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) utilizada no contexto organizacional do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP). Nesta perspectiva são evidenciados tanto os conceitos que estruturam o enfoque teórico, por exemplo a noção de “reconhecimento e crescimento profissional” e a “cartografia psicométrica” utilizada na interpretação dos resultados, quanto as bases metodológicas empregadas, por exemplo o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT) e a etapa de sensibilização do público-alvo do DEPEN/MJSP (N=1.741). A visão panorâmica da abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) fornece fundamentos teóricosmetodológicos fundamentais para a compreensão do manejo da abordagem de QVT e os produtos por ela gerados no DEPEN/MJSP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J. G.; FERREIRA, M. C.; BRUSIQUESE, R. G. Between Heaven and Hell: The Importance of Interpersonal Relations at Work to Quality of Work Life Perception. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 390-400, 2015.

BRUSIQUESE, R. G.; FERREIRA, M. C. Inovações tecnológicas e organizacionais em escritórios e os impactos na qualidade de vida no trabalho. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 15, n. 1, p. 1-16, 2012.

FERNANDES, L. C.; FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no trabalho e risco de adoecimento: estudo no poder judiciário brasileiro. Psicologia USP (Online), v. 26, p. 296-306, 2015.

FERREIRA, M. C. Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT): Instrumento de Diagnóstico e Monitoramento de QVT nas Organizações. Anais da 61ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Manaus, Brasil: [s.n.]. 2009.

FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores. 3. ed. Brasília DF: Paralelo 15, 2017.

FERREIRA, M. C.; ALVES, L.; TOSTES, N. Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no serviço público federal: o descompasso entre problemas e práticas gerenciais. Psicologia Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 319-327, 2009.

RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software](2009). Disponível em: <http://www.iramuteq.org>, acesso em: 9 de setembro de 2022.

TODESCHINI, R.; FERREIRA, M. C. Olhar de dirigentes sindicais sobre qualidade de vida no trabalho e mal-estar no trabalho. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 18, p. 241-247, 2013.

WEILL-FASSINA, A.; RABARDEL, P.; DUBOIS, D. Représentations pour l’action. Toulouse: Octarès Éditions, 1993.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-29

Como Citar

César Ferreira, M. ., Alves Santos, L., & Paschoal, T. (2023). Abordagem teórico-metodológica de qualidade de vida no trabalho (QVT) de suporte ao projeto de QVT no Depen/MJSP. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL - RBEP, 4(1), 25–41. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/633