A remição pela leitura aplicada aos internos da Colônia Penal de Simões Filho: uma experiência na educação de jovens e adultos

Authors

  • Osvaldo Valença da Silva Filho Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Bahia
  • Valuza Maria Saraiva A Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Remição pela Leitura, Colônia Penal de Simões Filho

Abstract

O relato aborda o primeiro ano de implementação do Projeto de Remição pela Leitura “Livros para Voar”, realizado no anexo do Colégio Estadual Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, na Colônia Penal Simões Filho, Bahia. O objetivo foi relatar a experiência e refletir sobre a relação de pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional com a remição de pena por leitura. Para subsidias e elaboração do texto foram utilizados registros de rodas de leitura, conversas individuais com as pessoas privadas de liberdade e análise de relatos escritos. Os resultados destacam a importância de ações governamentais e iniciativas locais para garantir o direito à leitura no sistema prisional, evidenciando a necessidade de investimentos em processos educacionais para ampliar o acesso e a imersão no universo literário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Osvaldo Valença da Silva Filho, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Bahia

Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Especialização em Gestão do Sistema Prisional. Especialização em Gestão e Coordenação Escolar. Policial Penal/Ba - Diretor Adjunto da Colônia Penal Simões Filho.

Valuza Maria Saraiva, A Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA). Mestrado em Políticas Públicas (UNEB). Psicopedagoga Junguiana e especialista em Gênero e Sexualidades (NEIM/UFBA). Compõe o quadro da SEC/BA em coordenações de Projetos e pedagógica na Colônia Penal de Simões Filho. 

References

ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo, Edição Loyola. 1999.

BAHIA. Lei Nº 13.559 de 11 de maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Bahia, 2021. Disponível em:< https://shre.ink/ecRS>, acesso em: 18 de fev. 2024.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, [2016]. Disponível em:< https://shre.ink/ecRe>, acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Regras de Mandela: regras mínimas das Nações Unidas para o tratamento de presos/ Conselho Nacional de Justiça; Coordenação: Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi - Brasília: CNJ, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Resolução Nº 391 de 10/05/2021, que estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília. Disponível em: <https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918>, acesso em: 18 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1984]. Disponível em: < https://shre.ink/ecR8>, acesso em: 6 jul. 2024.

BRASIL. Recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, [2013]. Disponível em:< https://shre.ink/ecRI>, acesso em: 05 jul. 2024.

BRASIL. Relatório de Informações Penais – Relipen 15o. Ciclo Sisdepen/Senapen 2o. Semestre 2023. Disponível em:<https://shre.ink/ecRl>, acesso em: 29 ago. 2024.

Published

2025-07-21

How to Cite

Filho, O. V. da S. ., & Saraiva, V. M. (2025). A remição pela leitura aplicada aos internos da Colônia Penal de Simões Filho: uma experiência na educação de jovens e adultos. Brazilian Journal of Criminal Execution, 6(1), 401–415. Retrieved from https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/865

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.