A remição pela leitura aplicada aos internos da Colônia Penal de Simões Filho: uma experiência na educação de jovens e adultos

Autores/as

  • Osvaldo Valença da Silva Filho Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Bahia
  • Valuza Maria Saraiva A Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Remição pela Leitura, Colônia Penal de Simões Filho

Resumen

O relato aborda o primeiro ano de implementação do Projeto de Remição pela Leitura “Livros para Voar”, realizado no anexo do Colégio Estadual Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, na Colônia Penal Simões Filho, Bahia. O objetivo foi relatar a experiência e refletir sobre a relação de pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional com a remição de pena por leitura. Para subsidias e elaboração do texto foram utilizados registros de rodas de leitura, conversas individuais com as pessoas privadas de liberdade e análise de relatos escritos. Os resultados destacam a importância de ações governamentais e iniciativas locais para garantir o direito à leitura no sistema prisional, evidenciando a necessidade de investimentos em processos educacionais para ampliar o acesso e a imersão no universo literário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osvaldo Valença da Silva Filho, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Bahia

Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Especialização em Gestão do Sistema Prisional. Especialização em Gestão e Coordenação Escolar. Policial Penal/Ba - Diretor Adjunto da Colônia Penal Simões Filho.

Valuza Maria Saraiva, A Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA). Mestrado em Políticas Públicas (UNEB). Psicopedagoga Junguiana e especialista em Gênero e Sexualidades (NEIM/UFBA). Compõe o quadro da SEC/BA em coordenações de Projetos e pedagógica na Colônia Penal de Simões Filho. 

Citas

ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo, Edição Loyola. 1999.

BAHIA. Lei Nº 13.559 de 11 de maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Bahia, 2021. Disponível em:< https://shre.ink/ecRS>, acesso em: 18 de fev. 2024.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, [2016]. Disponível em:< https://shre.ink/ecRe>, acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Regras de Mandela: regras mínimas das Nações Unidas para o tratamento de presos/ Conselho Nacional de Justiça; Coordenação: Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi - Brasília: CNJ, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Resolução Nº 391 de 10/05/2021, que estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília. Disponível em: <https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918>, acesso em: 18 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1984]. Disponível em: < https://shre.ink/ecR8>, acesso em: 6 jul. 2024.

BRASIL. Recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, [2013]. Disponível em:< https://shre.ink/ecRI>, acesso em: 05 jul. 2024.

BRASIL. Relatório de Informações Penais – Relipen 15o. Ciclo Sisdepen/Senapen 2o. Semestre 2023. Disponível em:<https://shre.ink/ecRl>, acesso em: 29 ago. 2024.

Archivos adicionales

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Filho, O. V. da S. ., & Saraiva, V. M. (2025). A remição pela leitura aplicada aos internos da Colônia Penal de Simões Filho: uma experiência na educação de jovens e adultos. Revista Brasileña De Ejecución Penal, 6(1), 401–415. Recuperado a partir de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/865

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.