As condições de trabalho no Depen/MJSP

Autores

  • Tatiane Paschoal Universidade de Brasília
  • Mário César Ferreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Bem-estar no trabalho. Suporte material. Qualidade de vida no trabalho

Resumo

As condições de trabalho englobam todas as condições físicas, materiais, equipamentos e suporte técnico que impactam as atividades de trabalho. O presente artigo discute a ótica dos servidores do Departamento Penitenciário Nacional sobre as condições de trabalho. Globalmente, a avaliação dos participantes situa-se na zona de bem-estar dominante, indicando que as condições contribuem para a qualidade de vida no trabalho satisfatória. Apesar disso, o espaço físico e o mobiliário foram avaliados como aspectos que precisam ser melhorados. É essencial manter as percepções positivas atuais do contexto organizacional no longo prazo. Além disso, os gestores devem apoiar análises qualitativas frequentes das condições de trabalho nas diferentes áreas e equipes da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, V. D.; NEIVA, E. R.; PAZ, M. G. T. Configurações de poder, suporte organizacional e bem-estar pessoal em uma organização pública. Psicologia em Pesquisa, 8, n. 2, 2014. 159-169.

ANDRADE, P. P. Sentimento de (In) justiça na Justiça: fatores (des)estruturantes de QVT sob a ótica dos servidores de um órgão do Poder Judiciário. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, 2011.

BORGES, L. O. et al. Condições de trabalho. In: BENDASSOLLI, P. F.; BORGESANDRADE, J. E. Dicionário brasileiro de psicologia do trabalho e das organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 227-236.

CARMO, M. M. Tribunal da cidadania? Pra quem?”: qualidade de vida no trabalho em um órgão do poder judiciário brasileiro. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, 2014.

EISENBERGER, R. et al. Perceived organizational support. Journal of Applied Psychology, 71, n. 3, 1986. 500-507.

FERNANDES, L. C. “Estamos o tempo todo enxugando gelo”: Qualidade de Vida no Trabalho e Vivências de Bem-estar e Mal-estar em um Órgão do Poder Judiciário. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, 2013.

FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Paralelo 15, 2017.

FIGUEIRA, T. G. Bem-Estar, Mal-Estar e Qualidade de Vida no Trabalho em uma Instituição Pública Brasileira. Dissertação (Mestrado em

Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, 2014.

LEMOS, S. M. S. D. A Qualidade de Vida No Trabalho (QVT) Antes e Depois: Análise Comparativa no Poder Judiciário Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, 2017.

MENDES, A. M.; FERREIRA, M. C. Contexto de Trabalho. In: SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 11-123.

PASCHOAL, T.; TORRES, C. V.; PORTO, J. B. Felicidade no trabalho: relações com suporte organizacional e suporte social. Revista de Administração Contemporânea, 14, n. 6, 2010. 1054-1072.

WARR, P. Work, happiness and unhappiness. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Paschoal, T., & César Ferreira, M. . (2023). As condições de trabalho no Depen/MJSP. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL, 4(1), 61–66. Recuperado de https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/637

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>