O papel das redes nas ações da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais

uma experiência no sistema penitenciário do DF.

Autores

  • Sara Maria Baptista Reis Depen
  • Cintia Rangel Assumpção Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN

DOI:

https://doi.org/10.1234/rbep.v3i1.449

Palavras-chave:

Articulação em rede; execução penal; ouvidorias; pandemia; sistema prisional

Resumo

O presente artigo aborda as ações desenvolvidas pela Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais -ONSP- em articulação com a rede formada pelos órgãos de execução penal do Distrito Federal -DF- durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020. O objetivo da análise é compreender os impactos desta articulação de rede na efetividade de resposta a situações graves e de emergência, como foi o caso da pandemia. A hipótese é de que o papel das ouvidorias auxilia na formação de rede, entre os órgãos envolvidos na rede, para possibilitar que as manifestações sejam solucionadas de maneira efetiva, bem como para o estabelecimento de ações efetivas e duradouras de comunicação desses órgãos. O artigo aborda ainda os desdobramentos das ações desenvolvidas pela rede como a implantação das visitas virtuais, a partir de notícias divulgadas pela mídia e entrevista com atores da rede desenvolvida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Maria Baptista Reis, Depen

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Pós-graduação de Administração da Universidade de Brasília.
Servidora do Departamento Penitenciário Nacional lotada na Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais. Email: sara.reis@mj.gov.br

Cintia Rangel Assumpção, Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN

Graduação em Direito pela Centro Universitário Ritter dos Reis -UniRitter. Mestranda em Administração Pública pelo Programa de Pós-graduação de Administração da Universidade de Brasília. Servidora do Departamento Penitenciário Nacional lotada na Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-03-07

Como Citar

Maria Baptista Reis, S., & Rangel Assumpção, C. (2022). O papel das redes nas ações da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais: uma experiência no sistema penitenciário do DF. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL - RBEP, 3(1), 169–182. https://doi.org/10.1234/rbep.v3i1.449

Edição

Seção

Relatos de Experiências e Boas Práticas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.